Jardim de inverno

Postado em 31/05/2016

Jardim de inverno

O jardim de inverno nada mais é do que um pequeno jardim projetado no interior de casas ou apartamentos. É uma ótima opção para aqueles que gostam de cuidar de plantas, mas não têm muito espaço disponível. Também é considerado um grande aliado no que diz respeito à decoração.

Daniela Sedo, arquiteta e paisagista, explica que aqui no Brasil o jardim de inverno é mais usado como decoração interna, enquanto nos países da Europa, por exemplo, eles são jardins comuns específicos para suportar o inverno. “Uma das características mais importantes desse jardim é o fato de ser um jardim também fincado na terra. Muitas pessoas o confundem com conjunto de vasos, mas não é isso”, afirma.

A arquiteta conta que esse jardim precisa estar em um ambiente protegido, com iluminação superior ou lateral. “Não é recomendado ter jardins de inverno em apartamentos, apenas se eles forem localizados na cobertura, onde possibilita uma iluminação natural superior. Somente assim o jardim resiste e pode crescer bonito e saudável”, garante. O que pode ser feito, nesses casos, é colocar vasos com flores e plantas das mais diversas espécies para deixar o ambiente com mais vida. Daniela conta que quando o local tem uma iluminação parcial de sol, ela utiliza plantas de meia-sombra como a Licuala e Chamaedóreas. Já quando a iluminação é total, as Palmeiras ou até mesmo árvores frutíferas são boas opções.

Geralmente os jardins de inverno são feitos próximos ou nas salas de estar e jantar. “Depende do espaço do local. Lugares com abertura superior ou compostos de vidro, que possibilita uma boa iluminação, são ideais”, diz. Vale lembrar que é necessário ter ventilação no espaço do jardim de inverno. “Por mais que ele seja um jardim interno, precisa ter alguma abertura para ventilação ou, em caso extremo, pode até deixar as portas sempre abertas para que ventile todo o ambiente”, indica.

Dentre os principais cuidados, Daniela reforça que as plantas de ambientes fechados não podem ser regadas todos os dias. “Só precisam ser regadas de 1 a 2 vezes por semana”, aconselha. Ela diz que um jardim composto por plantas de sombra ou meia-sombra – que deixam muitas folhagens – precisam de uma poda rigorosa. “É necessário fazer a adubagem a cada 2 meses e utilizar produtos diferentes a cada troca de adubo”, complementa.

Se você deseja ter um jardim desses em sua casa, o ideal é consultar um paisagista. Daniela diz ser preciso analisar o tamanho do local para definir as plantas que serão utilizadas. Mais do que isso, ele será a melhor pessoa para indicar o que fica melhor com o ambiente aliado ao seu gosto pessoal.

 

Fonte:Site Bolsa de Mulher

Fonte da Imagem:Google Imagens

Link da Fonte: http://www.bolsademulher.com/decoracao/jardim-de-inverno

Outras Notícias

 

Aprenda a criar um belíssimo jardim vertical e alegrar as paredes da sua casa
Postado em 13/04/2017

1º PASSO: ESCOLHA DA ÁREA

A área que receberá o jardim vertical dependerá das plantas que farão parte do projeto. Para plantas de sombra, a área deve ser sombreada ou o jardim deve ser montado no interior da casa. Plantas d...
leia mais »

Aprenda a criar um belíssimo jardim vertical e alegrar as paredes da sua casa
Postado em 03/04/2017

1º PASSO: ESCOLHA DA ÁREA

A área que receberá o jardim vertical dependerá das plantas que farão parte do projeto. Para plantas de sombra, a área deve ser sombreada ou o jardim deve ser montado no interior da casa. Plantas d...
leia mais »

Cortina ou persiana? Escolha o modelo ideal para cada ambiente
Postado em 27/09/2016

Responsáveis por dar um toque final à decoração, as cortinas e persianas são itens que valorizam os ambientes. Mas, além do efeito estético, elas também impedem a entrada excessiva de luz e poeira, e reforçam a privacidade. Escolher o...
leia mais »