Cortinas para decoração

Postado em 19/09/2016

Cortinas para decoração

Como escolher

Na hora de escolher uma cortina para algum cômodo da casa, é imprescindível levar em conta a cor dos móveis, dos estofados e das paredes. Apesar de não estar tão próxima dos outros elementos, a cortina também faz parte do ambiente e precisa estar combinando com o restante da decoração.

Tecido da cortina

Se ficar em dúvida com a cor do tecido, vá de branco, ou off White, para não errar. A cor fica bem em todos os cômodos e com qualquer tipo de mobília. Para aumentar a capacidade de bloquear o sol, coloque um forro de tecido mais grosso atrás da cortina, mas que seja da mesma cor, ou um tom mais claro. Evite opções muito escuras, como o marrom e o preto, para evitar a ilusão de que o ambiente está reduzido.

Para escolher o tipo de tecido, prefira os mais leves, que ofereçam um bom caimento. Invista naqueles que não amassem com tanta facilidade, para facilitar na hora de lavar e passar a peça. Para ambientes que precisam ficar isolados da claridade, como um escritório, por exemplo, cortinas de tecidos mais grosos, painéis e persianas são os mais indicados.

Comprimento

O comprimento da cortina varia conforme o ambiente e modelo. Para quartos e cozinhas, a cortina deve ser um pouco maior do que a janela. Essa regra também vale para as persianas de tiras ou rolo. Nas salas de estar e jantar, é interessante que a cortina seja bem comprida, para conferir mais elegância a esses ambientes.

Suportes para cortina

Trilho

Antigamente, o trilho era a opção mais comum em suportes para cortinas. Apesar de conferir um bom caimento para o tecido, o trilho não oferece muita praticidade. Para que a instalação fique visualmente agradável, é indicada a construção de uma sanca de gesso para esconder os metais. Além disso, tirar e colocar as cortinas no trilho são tarefas demoradas e nada fáceis de serem feitas.

Varão

Atualmente, o varão de madeira, ou metal, está sendo bastante utilizado nas residências. Para colocá-lo no teto, basta parafusar a peça. A cortina é pendurada por meio de furos no tecido, que são enfiados um a um no varão.

 

Cortinas de teto

Quem mora em casa e quer criar um ambiente aconchegante e protegido no jardim, pode apostar nas cortinas de teto. Feitas em vidro, acrílico, ou PVC, as cortinas protegem contra a luz solar e regulam a temperatura. Para facilitar a utilização, algumas marcas oferecem sistemas motorizados.

 

Fonte: Site Bolsa de Mulher

Fonte da Imagem:Google Imagens

Link da fonte: http://www.bolsademulher.com/lar/272/cortinas-para-decoracao

Outras Notícias

 

Aprenda a criar um belíssimo jardim vertical e alegrar as paredes da sua casa
Postado em 13/04/2017

1º PASSO: ESCOLHA DA ÁREA

A área que receberá o jardim vertical dependerá das plantas que farão parte do projeto. Para plantas de sombra, a área deve ser sombreada ou o jardim deve ser montado no interior da casa. Plantas d...
leia mais »

Aprenda a criar um belíssimo jardim vertical e alegrar as paredes da sua casa
Postado em 03/04/2017

1º PASSO: ESCOLHA DA ÁREA

A área que receberá o jardim vertical dependerá das plantas que farão parte do projeto. Para plantas de sombra, a área deve ser sombreada ou o jardim deve ser montado no interior da casa. Plantas d...
leia mais »

Cortina ou persiana? Escolha o modelo ideal para cada ambiente
Postado em 27/09/2016

Responsáveis por dar um toque final à decoração, as cortinas e persianas são itens que valorizam os ambientes. Mas, além do efeito estético, elas também impedem a entrada excessiva de luz e poeira, e reforçam a privacidade. Escolher o...
leia mais »