Cortinas, elemento indispensável!

Postado em 28/06/2016

Cortinas, elemento indispensável!

Cortinas. Eis um instrumento que nunca cansarei de usar. Adoro! Elas vestem o ambiente, ditam estilo e, se bem usadas, são ótimos recursos na composição do ambiente. Veja aqui as sugestões.

As cortinas com tecidos pesados e pregas robustas, há algum tempo utilizadas à exaustão, foram trocadas por uma nova tendência. Hoje há novas soluções de persianas com mecanismos de acionamentos práticos, tecidos antiácaros, e todos os recursos proporcionados pelos produtos modernos.

Quando falo de cortina, não posso deixar de citar o designer Phillipe Starck, um mestre no uso desse elemento. Efeito ilhós, nos mais variados tecidos - seda colorida, voils brancos e até as pesadas cortinas vermelhas de veludo, referência que temos dos antigos teatros - foram utilizadas por ele com muita perspicácia e bom gosto. Mas cuidado! Esta ultima opção é para poucos e, para querer usá-la, é preciso muito critério na escolha do local. Dêem uma olhada no site do hotel Faia, de Buenos Aires, que as imagens ilustram bem o que estou dizendo.

As cortinas brancas, por serem leves e neutras, são eternas. Vale abusar das texturas dos tecidos que, quando estão contra a luz, produzem um efeito lindo e sutil. Atentem apenas para o tipo do tecido escolhido, pois sujam mais facilmente e, por essa razão, devem resistir a um maior numero de lavagens.

Em espaços onde há varias janelas, com pequenos intervalos de parede, faça um plano único, de forma a "emendar" estes elementos, buscando, assim, a limpeza formal do ambiente. Veja aqui.

As cortinas de voils devem ir sempre até o chão, independentemente de estarem em frente a uma janela ou varanda. No suporte, você pode optar por ilhoses e varões ou embutidos nos corticeiros.

Outra opção, prática e econômica, são as cortinas prontas, já disponíveis em diversas lojas, como Tok Stok, Cinerama, Etna, Teto etc. Veja aqui.

Faixas de outro tecido, colocadas na vertical, são uma ótima solução para mudar a cara de um ambiente. Utilize cores vibrantes no verão, e as mais escuras no inverno. Veja aqui.

As cores suaves são as mais indicadas para serem utilizadas nos quartos, pois dão tranqüilidade e suavidade. Já as persianas de fibra natural - bambus, palha de seda, buritis - transmitem grande aconchego, o que na praia é sempre uma ótima opção. Quem busca fácil manutenção pode optar pelas persianas horizontais de alumínio ou rolos de tecido impermeável.

Fonte:Site Bolsa de Mulher

Fonte da Imagem:Google Imagens

Link da fonte: http://www.bolsademulher.com/familia/cortinas-elemento-indispensavel

Outras Notícias

 

Aprenda a criar um belíssimo jardim vertical e alegrar as paredes da sua casa
Postado em 13/04/2017

1º PASSO: ESCOLHA DA ÁREA

A área que receberá o jardim vertical dependerá das plantas que farão parte do projeto. Para plantas de sombra, a área deve ser sombreada ou o jardim deve ser montado no interior da casa. Plantas d...
leia mais »

Aprenda a criar um belíssimo jardim vertical e alegrar as paredes da sua casa
Postado em 03/04/2017

1º PASSO: ESCOLHA DA ÁREA

A área que receberá o jardim vertical dependerá das plantas que farão parte do projeto. Para plantas de sombra, a área deve ser sombreada ou o jardim deve ser montado no interior da casa. Plantas d...
leia mais »

Cortina ou persiana? Escolha o modelo ideal para cada ambiente
Postado em 27/09/2016

Responsáveis por dar um toque final à decoração, as cortinas e persianas são itens que valorizam os ambientes. Mas, além do efeito estético, elas também impedem a entrada excessiva de luz e poeira, e reforçam a privacidade. Escolher o...
leia mais »