Como resolver o drama da lista de convidados

Postado em 24/05/2016

Como resolver o drama da lista de convidados

Fazer a lista de convidados é sempre um passo crucial na organização de uma festa, seja de aniversário, casamento, chá de bebê ou qualquer outra comemoração. É ela quem define os gastos, o tamanho do espaço, a quantidade de doces e salgado – e isso é só o início da conversa.

E, verdade seja dita, nem sempre queremos ou podemos chamar todos que conhecemos – mesmo os que fazem parte do nosso dia a dia.

Para acabar com a aflição que toma conta dos organizadores diante da quantidade de convidados e as dúvidas que surgem nesse momento, conversamos com a consultora e assessora de eventos Norma Marques, que responde às principais perguntas.

Festa de Criança

Todos os parentes devem ser convidados?

Antes de sair convocando todo mundo, foque naqueles que têm mais afinidade com seu filho. “Além disso, lembre-se daqueles que possuem idades próximas à dele”, comenta Norma. Resumindo: não há necessidade de chamar a família inteira.

Deve-se convidar todos os amigos da sala?

Dependendo do tamanho da festa, não é necessário, só os mais próximos. Agora, se todos forem convidados, e a criança (ou mesmo adolescente) quiser deixar apenas um ou outro de fora, Norma explica que não se deve obrigá-la a convidar o colega em questão. “O filho é quem convive com o colega e sabe bem o porquê de não querer convidá-lo. Por isso, melhor não forçar a situação”, aconselha. Mas é importante entender as razões, já que na maioria dos casos é possível contornar a situação com uma conversa.

Os pais dos colegas também precisam ser chamados?

Para convidar colegas de escola, não existe obrigatoriedade de convidar os pais deles também. “Esse convite extensivo aos pais só vai depender do número de convidados que os donos da festa poderão acrescentar”, explica Norma. Para evitar dúvidas, o ideal é marcar no convite corretamente a hora de levar as crianças e o horário de pegá-las no fim do evento.

Festa de Adolescente

Ele pode ou deve montar a lista sozinho?

É sempre melhor que os pais participem das escolhas. “Eles não têm vivência ou experiência para certas escolhas. Mas a interferência deve ser feita com cuidado”, recomenda a especialista.

O que fazer se o adolescente não quiser chamar a família?

Isso é uma questão bem comum. “Dependendo do estilo da festa, do grau de informalidade e do estilo de música, por exemplo, é até melhor que os parentes não participem. Ou que fiquem assistindo à distância”, sugere Norma. Porém, o aconselhável é convencê-lo sobre a necessidade de recepcionar avós, tios ou outros mais próximos, mas providenciando que fiquem em uma mesa distante do burburinho dos jovens, com discreta participação.

 Em uma festa de debutante, todos os parentes devem ser convidados?

“A festa de 15 anos é a apresentação da filha à sociedade. O pai adentra a filha no convívio social. Por isso, nesse caso, os avós são essenciais, assim como os tios e os primos de primeiro grau. Já os demais parentes, caso residam distante ou não tenham grande convivência com a jovem debutante, não precisam entrar na lista”, afirma Norma.

Se a garota tem namorado, os pais dele devem ser convidados?

Quando a adolescente faz 15 anos, convidar os pais do parceiro pode ser um ato de educação e elegância, segundo Norma. Mas é preciso estar ciente que eles não têm obrigação de comparecer à festa. “E, caso optem por não ir e respeitar o momento de comemoração dos jovens, demonstram apenas serem pessoas antenadas”, completa a consultora.

Festa de Noivado

Como montar a lista para o noivado?

Esta comemoração costuma ser bem restrita, por ser um momento muito íntimo, em que, segundo Norma, só devem participar familiares mais próximos. Mesmo assim, hoje em dia, essa festa tem se tornado grandes eventos. Muitas vezes, viram o evento principal – e o casamento acaba sendo mais enxuto. Por isso, não há muitas regras e cada casal escolhe quem quer convidar.

Festa de Casamento

Devem ser convidados todos os membros de uma família?

Neste caso, a lista de convidados é elemento de polêmica e até de brigas. O primeiro passo é fechar um número máximo de convidados. Depois, o recomendável é elaborar uma lista do lado da noiva e outra, do noivo, separadamente, para cruzá-las em seguida. “Após eliminar os convidados repetidos, ambas as famílias devem ser muito conscientes acerca dos nomes que efetivamente deverão constar nessa lista, pois devem ser pessoas que têm a ver com o casal, com a história dos dois”, explica Norma.

Colegas de trabalho e chefes devem ser convidados para o casamento?

É simples: se a relação com eles é bem íntima, convide. Mas não há obrigatoriedade. “Normalmente, coloca-se um comunicado no mural da empresa avisando que a comemoração será apenas para um grupo restrito de familiares e amigos mais próximos e que, a partir da presente data, o casal abre as portas da residência, onde receberá os amigos”, ensina Norma. Quanto ao chefe, cabe um convite formal, caso seja a vontade dos noivos. Se esta não for a intenção, não é necessário o convite - afinal, é uma comemoração familiar e pessoal, que não interfere nos interesses profissionais.

Como se explicar para os que não foram convidados?

Se a falta de convite for por esquecimento, a dica é pedir desculpas. Mas, de forma geral, os noivos devem agir com naturalidade, pois ninguém tem obrigação de convidar ninguém. “Caso a pessoa peça explicações, o melhor a fazer é usar sempre a sinceridade. Diga que o orçamento estava enxuto e precisou optar por alguns nomes e que, em breve, vai fazer um churrasco de fim de semana para os amigos que não ‘puderam’ comparecer no dia do evento”, diz Norma.

Chá de bebê

Como montar a lista?

No chá, estão inclusos, além dos parentes mais próximos, as amigas da nova mamãe. “O chá de bebê não deve ter grandes listas de convidados, por ser uma comemoração mais intimista. A futura mamãe está na fase mais pesada e cansada, na qual deve-se evitar excessos, mesmo que ela esteja bem”, comenta a especialista.

Formatura

Quem convidar para a festa?

A decisão é exclusiva do formando. “Os pais são presenças essenciais e os irmãos, quando possível, devem comparecer, mas não obrigatoriamente”, conta Norma. Isso porque é uma comemoração mais solta, menos formal, na qual os formandos querem comemorar entre eles.

 

 

Outras Notícias

 

Aprenda a criar um belíssimo jardim vertical e alegrar as paredes da sua casa
Postado em 13/04/2017

1º PASSO: ESCOLHA DA ÁREA

A área que receberá o jardim vertical dependerá das plantas que farão parte do projeto. Para plantas de sombra, a área deve ser sombreada ou o jardim deve ser montado no interior da casa. Plantas d...
leia mais »

Aprenda a criar um belíssimo jardim vertical e alegrar as paredes da sua casa
Postado em 03/04/2017

1º PASSO: ESCOLHA DA ÁREA

A área que receberá o jardim vertical dependerá das plantas que farão parte do projeto. Para plantas de sombra, a área deve ser sombreada ou o jardim deve ser montado no interior da casa. Plantas d...
leia mais »

Cortina ou persiana? Escolha o modelo ideal para cada ambiente
Postado em 27/09/2016

Responsáveis por dar um toque final à decoração, as cortinas e persianas são itens que valorizam os ambientes. Mas, além do efeito estético, elas também impedem a entrada excessiva de luz e poeira, e reforçam a privacidade. Escolher o...
leia mais »